Frog - Facing Chair
O Frog - Facing Chair é um clássico avançado de Joseph. É um dos poucos exercícios em que a perna faz uma grande rotação externa e isto é um grande desafio, além do que travamos para manter a coluna alinhada. Tem o objetivo de fortalecer o Power House e membros inferiores.
Posição Inicial: Posicione as mãos na lateral do assento, braços esticados e os dois pés em rotação externa maior que a adotada na Base Pilates no pedal. A bacia deve estar próxima à Cadeira e a coluna ereta.
Movimento: Sustentando o corpo com os membros superiores, suba o pedal fazendo a flexão dos joelhos e quadris mantendo a rotação externa das coxas. Retorne o pedal para o chão contraindo glúteos e quadríceps.
Pontos Importantes:
Quanto mais próxima a bacia estiver da Cadeira maior será a rotação externa da coxofemoral. É necessário que o praticante tenha muita flexibilidade. Caso ele não tenha, existe a possibilidade de afastar um pouco a pélvis do aparelho.
A grande amplitude de rotação pode acabar sobrecarregando o piriforme, por isso é importante que o aluno esteja preparado para o exercício, afinal ele não é classificado como avançado à toa.
Deve-se manter os ombros longe das orelhas o tempo todo.
A força é gerada no Power House para manter o alinhamento em Caixa.
Na descida do pedal existe a tendência de haver a extensão na lombar e a anteversão pélvica, por isso é importante contrair o abdômen, fechar as costelas e apontar o cóccix para o calcanhar.
Sabe-se que os sapos tem pernas fortes, talvez por isso inspiraram tantos exercícios. Nós Pilateiros só temos a agradecer. E suar. E ficar dolorido. E com as pernas bambas…
Veja mais: