Quadrúpede no Reformer com a Overball
Exercícios em quatro apoios são excelentes para que se possa evoluir para a prancha, pois são exercícios que requerem os mesmo fatores mas com graus de dificuldades diferentes. Este exercício tem o objetivo de acionar o power house, fortalecer adutores de coxa, ajudar na conscientização e fortalecimento dos músculos estabilizadores de bacia e cintura escapular. Também ajuda o praticante a trabalhar a estabilidade do tronco com menos apoios.
Posição Inicial: Em quatro apoios no reformer com cabeça voltada para cabeceira, mãos abaixo dos ombros uma apoiada de cada lado da estrutura. Joelhos próximos das ombreiras, abaixo da bacia com a overball entre eles. Coluna neutra.
Movimento: Apertar a overball, aduzindo as coxas e, mantendo a coluna neutra, puxar o carrinho flexionando quadris. Voltar com controle. Em seguida elevar os dois joelhos do reformer ainda apertando o acessório e retornar à posição inicial.
Pontos Importantes:
Ao pressionar a overball pense em usar os músculos da Base Pilates para evitar a rotação interna.
Durante todos os movimentos a coluna se mantém na posição neutra, imagine que as costas são uma mesa com copos cheios de água apoiados nela, ao se mover não deixe os copos entornarem. Para manter a estabilidade é necessária a contração do Power House.
Os ombros devem se manter largos durante todo o movimento, pense em mandar as asas para o chão por baixo das axilas.
Para manter as escápulas alinhadas pense em pressionar as mãos contra a estrutura do aparelho como se quisesse empurrá-lo para baixo.
Segundo Mário Glaab: “Para muitas pessoas a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”, mas não os pilateiros, após pegarmos tanto a bola quanto a felicidade, nós não as soltamos jamais!
Veja mais: