Fascite Plantar
Antes de começar a falar sobre fascite vamos esclarecer o que é fáscia. Fáscias são estruturas formadas de tecido conjuntivo resistente que envolvem e conectam ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos e órgãos. Elas se interligam formando uma grande teia por todo o organismo e são fundamentais para seu correto funcionamento.
A fáscia plantar tem origem na tuberosidade do calcâneo (que podemos vulgarmente chamar de calcanhar) e se estende por toda a sola do pé.
A fascite ocorre quando acontecem pequenos e repetitivos traumas no calcanhar ou quando algum fator leva ao uso abusivo dos músculos do pé, como por exemplo: andar longas distancias com sandálias rasteiras, chinelos ou sapatos que não absorvem o impacto, como é o caso de quando estamos viajando; fazer esportes com sapatos inadequados; passar um dia inteiro com um sapato que machuca o pé, a dor leva a uma mudança de pisada e cansa os músculos do pé; abusar do salto alto sobrecarregando o músculo da panturrilha que também se insere na tuberosidade do calcâneo, traciona a fáscia; abusar de corridas, saltos e esportes de impacto; tendão do calcâneo (vulgo tendão de Aquiles) encurtado; falta de treino de alongamento.
A fascite é sentida como dor (ou choque) no calcanhar ou em pontos próximos a ele ou queimação na sola dos pés ao pisar, principalmente pela manhã.
O ideal é procurar o médico assim que começarem os sintomas. O tratamento convencional inclui recursos antiinflamatórios como gelo e acupuntura, assim como medicamentos e fisioterapia.
A fascite crônica pode levar ao Esporão do Calcâneo.
Dicas para Evitar a Fascite:
- Em todos os casos de sapatos inadequados ou que, por qualquer motivo, provoquem dor (bolhas, sapatos apertados, duros, saltos muito altos...) nosso corpo faz ajustes para tolerar a situação, muitas vezes sem que percebamos, portanto evite ao máximo essas situações, lembre-se elegante é estar confortável.
- Em qualquer situação que você saiba previamente que andará longas distancias (como em uma viagem) opte por sapatos confortáveis e que amorteçam a pisada.
- Não use sempre o mesmo sapato, varie o tamanho do salto e o modelo.
- Varie o treino e tenha sapatos adequados para o exercício.
Algumas Dicas para Aliviar a Dor:
- 90% do sucesso do tratamento da fascite depende do paciente cumprir as recomendações médicas, portanto siga a risca as recomendações de seu médico e fisioterapeuta.
- Use saltos de aproximadamente 3cm, pois eles deslocam o peso do corpo levemente para frente tirando-o do calcanhar e aliviando o impacto nesta região e a tensão dos músculos da panturrilha.
- Para sapatos fechados use palmilha nos calcanhares.
- Alongue suas panturrilhas várias vezes ao dia. O alongamento deve ser sustentado por 1 minuto.
- Encha uma garrafa plástica pequena de água e coloque no congelador até que vire gelo, passe o pé por cima por 20 minutos.
Hellen e Monique :)