A Importância das Adaptações e Evoluções na Rotina de Treinamento de Pilates
Cada indivíduo é único e reage de maneiras diferentes a estímulos.
O Método Pilates respeita essa individualidade. Por isso durante a prática fazemos uso de adaptações quando o aluno possui alguma restrição ou dificuldade e fazemos evoluções quando ele se torna apto a progredir. Essa progressão deve ocorrer apenas quando o praticante dominar a execução do exercício, pois não há porque aumentar a complexidade se ocorrerem compensações, como instabilidade na coluna, desequilíbrios na cintura pélvica e escapular ou contração de músculos que não deveriam participar do movimento.
Preze pela qualidade sempre. Não hesite em dar um passo para trás quando for preciso, um exercício simples e bem feito traz mais benefícios do que um exercício complexo mal feito. Tenha calma e espere o corpo estar preparado para executar bem cada tarefa. Aluno e instrutor devem ser conscientes, trabalhar em conjunto e saber que ambos têm responsabilidade sobre o que é realizado dentro do estúdio.
Ser pilateiro não é fácil. Realizar os movimentos com fluidez, manter a postura correta, trabalhar o períneo e a musculatura profunda do abdome durante a respiração já são uma tarefa difícil, portanto não se sinta obrigado a fazer acrobacias. Como já dissemos algumas vezes, o diferencial do Pilates está nos detalhes.
Hellen e Monique :)