História do Reformer
Quando pequeno, Joseph Pilates foi diagnosticado com asma e raquitismo, então começou a fazer exercícios, o que o fez forte e o livrou das crises. Por isso, criou o seu método tendo como missão construir corpos equilibrados e saudáveis, mantendo-os mais resistentes às enfermidades. Durante sua vida estudou os movimentos do corpo e chegou à conclusão de que o homem não pode parar de se mexer e deve fazê-lo de forma correta, senão perde esta capacidade progressivamente, assim planejou seus equipamentos com a intenção de garantir que as pessoas pudessem se exercitar e, ao mesmo tempo, manter a postura.
O primeiro de seus equipamentos a ser criado foi Universal Reformer (nome original do Reformer). O aparelho assim foi chamado porque “reforma” o corpo como um todo. Permite exercícios em todos os planos de movimento e faz com que as pessoas se mexam de forma completa.
Seu sucesso veio porque mesmo sendo pequeno e de fácil construção é extremamente versátil. Em princípio foi construído utilizando uma cama e molas de colchões para reabilitar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. Sendo assim, o aparelho data desta época.
Segundo Pilates, começar a exercitar-se em decúbito dorsal aliviaria as cargas nas articulações, além de permitir o alinhamento correto do corpo com mais facilidade. Foi então que usando os mesmos princípios da série de Mat, Pilates criou mais de 100 exercícios no aparelho, divididos em três níveis: básico, intermediário e avançado. Todos os exercícios evoluem de forma gradual e precisa, como não poderia deixar de ser já que Joseph era alemão.
O Reformer permite múltiplas possibilidades de movimentos que trabalham força, flexibilidade, coordenação motora, postura, estabilização e mobilização articular, por isso é um aparelho completo e o queridinho entre os alunos.
Hellen e Monique :)