Flexibilidade
A prática de exercícios regulares de alongamento é necessária para desenvolver flexibilidade.
Os exercícios de alongamento ajudam no relaxamento físico e mental, reduzem as dores nas costas e também as articulares, diminuem a tensão muscular e ajudam no acordar da consciência corporal.
Com a idade alguns fatores prejudicam a flexibilidade, como substituição das fibras musculares por fibras gordurosas e colágenas, maior desidratação dos tecidos conjuntivos, aumento do depósito de cálcio, entre outras. O exercício retarda esses danos e ajuda na manutenção do corpo.
Engana-se quem acha que flexibilidade e força são opostas, pelo contrário, um músculo alongado é maior em comprimento e por isso tem uma amplitude maior para a contração. Alguns estudos mostram que com o treino ocorre o aumento do número em série de sarcômeros (unidades funcionais contráteis das fibras musculares).
No entanto, deve-se cuidar para que os exercícios sejam feitos de forma correta, sem exageros, como sabemos Roma não foi construída em um só dia, por isso, tenha calma e persistência que alcançará seus objetivos com saúde.
Um corpo alongado mexe-se mais precisamente, sem compensações. É mais livre saudável e movimenta-se com mais leveza.
O sábio Joseph Pilates já dizia “Se com 30 anos você é duro e fora de forma, você está velho. Se aos 60 você é flexível e forte, então você é jovem.”
Hellen e Monique :)
Mais sobre flexibilidade em: