Um Pouquinho Mais de Scissors
The Scissor é um exercício avançado porque requer controle de muitas partes do corpo ao mesmo tempo para que seja bem feito e, assim, alcance seus objetivos que são: desafiar o power house e trabalhar principalmente a flexibilidade dos flexores de quadril.
Além disso, requer muita habilidade do praticante para manter a estabilidade da cintura escapular e bacia. Por isso existe todo um repertório de exercícios anteriores a este. Não pule etapas, nem precipite seu aluno.
Independente de suas habilidades, se não se sentir confortável na posição ou tiver problemas cervicais, talvez não valha a pena insistir.
Caso esteja preparado siga em frente pensando que o mais importante é descer a perna de trás tentando levá-la para longe e abrindo a coxofemoral. A perna da frente ajuda a equilibrar e aproveita para alongar a musculatura posterior da coxa. Sempre que necessário ajuste os ombros e lembre-se que o peso fica nas escápulas e não na cervical. Só deve-se chegar a amplitude que não perturbe a pelve e a lombar, por isso comece pequeno e vá ganhando a abertura aos poucos.
Pilates não é quantidade, mas qualidade, por isso, busque o movimento perfeito.
Hellen e Monique :)
Veja mais dicas sobre o The Scissors aqui.