Original Nunca É Demais
Nós, instrutores, ficamos muito preocupados em sair da rotina e movimentar as aulas com novas variações e às vezes até invenções. Com isso, corremos o risco de deixarmos o principal de lado que é estudar Contrologia.
Nunca esqueça de buscar o Original. Pilates fez uma grande série de exercícios cheios de regras fundamentais e fazia os alunos repetirem sempre os mesmos até terem condição de evoluir. Nós temos o dever de estudar e repetí-los para que possamos sentir a evolução e os erros comuns em nosso próprio corpo e dominar o posicionamento de cada um deles que Joseph desenvolveu durante anos, para assim podermos orientar com precisão nossos alunos.
Há quem pense que uma aula de Original é sempre igual, mas se você for um praticante sério, perspicaz e cuidadoso verá que cada vez que executamos aquele mesmo velho exercício ele se torna um novo, porque nosso corpo, mais treinado, forte e flexível, começa a evoluir e temos uma sensação diferente a cada repetição. Um exemplo é o Footwork da série básica para iniciantes. É muito comum ouvir o aluno reclamar somente de dores nos quadríceps quando o real alvo do exercício é o power house.
Aos poucos ele começa a dominar seu centro de força e passar a sentir, além do abdômen, os glúteos e adutores. Se você não fez o curso de Original, compre livros, recicle, estude, tudo vai fazer ainda mais sentido e você vai se apaixonar ainda mais.
Hellen e Monique :)
Veja mais sobre Pilates Original aqui.