Extensão de Tronco no Barril com Fortalecimento de Membros Superiores com a Faixa Elástica
Os exercícios de extensão de tronco do Pilates tem como objetivo não só fortalecer os músculos paravertebrais, mas também o Power House e trabalhar a mobilidade das vértebras. Sem a correta ativação do Centro de Força, a tendência é que o movimento não seja distribuído por toda a coluna e ocorra uma sobrecarga ou até dor na região baixa da lombar.
No exercício proposto, adicionamos o fortalecimento dos membros superiores com a faixa elástica, que também aumenta o trabalho abdominal.
Posição inicial: pés em Base Pilates nos espaldares mais baixos, joelhos estendidos e púbis e abdômen apoiados no arco do Barril. As mãos seguram o elástico, que foi envolto no espaldar mais alto do equipamento, com cotovelos flexionados e juntos ao corpo.
Movimento: o aluno executa a extensão do tronco contraindo cada vez mais o Power House, ao mesmo tempo que estende os cotovelos e eleva os braços. Sustentando o tronco, faz um movimento de flexionar e estender os cotovelos para depois retornar a coluna e os braços para a posição inicial.
Pontos importantes:
Pensar que o exercício começa no Centro de Força, como se o umbigo quisesse fugir do aparelho.
Contrair o períneo e imaginar que o líquido que está dentro da bexiga quer subir até o topo da cabeça. Isto ajuda a manter o crescimento axial e evita movimentos incorretos que promovem o achatamento do espaço intervertebral.
Evitar o impulso jogando a cabeça para trás. A cervical mantém uma curvatura em harmonia com o resto da coluna.
Quanto maior for a resistência do elástico, maior será a tendência dos ombros tensionarem. O peito deve permanecer aberto, as escápulas encaixadas e o pescoço longo.
Faça parte desta campanha: o Barril não é aquele aparelho bobinho que serve só para alongar e as extensões não são as vilãs que destruirão as colunas indefesas. O importante é saber usar corretamente esses recursos.
Veja mais: