Estabilização Pélvica e Fortalecimento de Isquiotibiais com a Overball
Nem sempre é fácil fazer o praticante entender que o foco do Pilates é o Power House. Observamos pilateiros querendo usar molas pesadas para fortalecer braços e pernas e acabam deixando o Centro em segundo plano, permitindo que a coluna e as cinturas escapular e pélvica fiquem instáveis e à mercê de compensações.
No exercício proposto usamos a Overball para ao mesmo tempo dificultar na manutenção da estabilidade pélvica e também ajudar no entendimento desse conceito. O objetivo é fortalecer o Power House e isquiotibiais.
Posição Inicial: Deitado no solo com a bacia sobre o acessório e pés sobre o pedal da Cadeira, que está com as suas porções independentes. Os braços permanecem ao longo do tronco.
Movimento: Empurrar um lado do pedal para baixo o máximo possível sem movimentar a pélvis e a coluna, isto é, ativando o Centro de Força para que não ocorra anteversão pélvica e hiperlordose lombar. O retorno é feito com controle para depois alternar o lado e então executar a descida bilateralmente.
Pontos Importantes:
Ativar a Base Pilates ajuda a manter a estabilidade da bacia e potencializa o trabalho na musculatura alvo.
Já iniciar o movimento com o períneo e abdômen contraídos e aumentar essa contração durante o movimento. Quanto mais o pé desce, mais força é feita como se fosse fazer o xixi ir para o topo da cabeça e para o umbigo ir para dentro e para cima, dando a sensação de se formar um sorriso no abdômen.
Realizar a volta do pedal com os músculos trabalhando para que esse retorno não seja feito pela pressão das molas. Portanto, a musculatura contrai na ida e na volta.
Manter os braços alongados, pesados no chão e com as mãos escorregando em direção à Chair.
Uma forma de fazer o aluno sentir a força que deve fazer para estabilizar a coluna é executar esse mesmo movimento, também deitado no solo com a bacia sobre a Overball, mas sem o equipamento, estando as pernas livres. Desta maneira o esforço será todo no Power House.
Dizem que estúdio de Pilates parece manicômio, pois as pessoas tem que sofrer com cara de paisagem, não sorriem com os lábios e sim com o abdômen, o xixi sobe em vez de descer, os aparelhos parecem de tortura e ainda assim muita gente paga para estar ali e não troca por nada!
Veja mais: