Estabilização de Tronco e Fortalecimento de Membros Superiores Ajoelhado no Cadillac
Estabilizar o tronco em posições estáticas, como nas pranchas, já é um bom desafio para o Power House. Quando essa estabilização é feita em posições dinâmicas como nas inclinações do corpo e ainda com movimentos de membros superiores, o abdômen, glúteos e períneo precisam estar em dia para evitar as temidas compensações.
Posição Inicial: Ajoelhado de costas para as barras verticais do Cadillac, cotovelos flexionados e abduzidos e mãos segurando as alças das molas vindas de cima.
Movimento: Estender os cotovelos levando as mãos para frente enquanto inclina o tronco anteriormente. Manter o tronco e os braços parados e flexionar um cotovelo levando a mão para cima, estendê-lo para depois fazer o mesmo com o outro lado e então retornar o tronco para a posição perpendicular ao solo e os cotovelos dobrados e abertos.
Pontos Importantes:
Manter a coluna neutra durante todo o exercício, formando uma linha desde a cabeça até o joelho.
Há a tendência de compensar em hiperlordose, anteversão pélvica e flexão de quadril. Para evitar é necessário manter o Centro de Força e a Base Pilates ativos. Além disso, quanto maior for a amplitude de movimento do tronco, maior será o nível de dificuldade.
Alinhar as escápulas imaginando que cada uma quer descer em direção ao bolso de trás da calça do lado oposto.
Molas mais pesadas ajudam no movimento do tronco, porém dificultam no dos braços. É aconselhável utilizar uma carga adequada para os membros superiores e executar a inclinação do corpo na angulação que for possível com qualidade.
Durante o movimento dos membros superiores há mudança de tensão das molas e elas ajudarão com maior ou menor intensidade na estabilização do tronco. Portanto o Centro de Força deve ser capaz de lidar com essas variações.
Caso o aluno sinta desconforto por conta do apoio sobre os joelhos, pode-se fazer uso de um tapete. Porém quando a dor é causada por uma patologia, é preferível não realizar exercícios nesse posicionamento.
O João Bobo só é bobo no nome, afinal trabalhar as inclinações de tronco é ótimo para manter o Power House com força total.
Veja mais: