Grasshopper no Barril
O Grasshopper é um exercício avançado da série Clássica de Joe. Tem como objetivo fortalecer o Power House, cintura escapular e toda a cadeia posterior, alongar quadríceps e flexores de coxas e melhorar o controle. É um exercício de inversão e por isso possui diversos benefícios, mas também contra-indicações (veja aqui)
Posição Inicial: Do lado de fora do Barril, de frente para ele, deitar em prono apoiando a bacia no arco e deslizar para frente usando as mãos até que estas alcancem a base do aparelho. Braços se mantém esticados. Pernas juntas, estendidas e em Base Pilates com os pés e apontando para o chão.
Movimento: Estendendo os quadris, levante as pernas para o teto mantendo-as unidas. Dobre os joelhos sem fechar as coxofemorais, levando os calcanhares em direção aos glúteos. Estenda os joelhos apontando os pés novamente para o teto. Faça os “beats”, abrindo e fechando as pernas em pequena amplitude e com energia enquanto elas descem com controle para a posição inicial.
Pontos Importantes:
O Grasshopper tem o fator inversão e extensão com uma grande alavanca, ou seja, uma carga considerável para braços e coluna. Tenha certeza de que o aluno está preparado tendo o total domínio do Power House.
Braços sempre estendidos e firmes com os ombros longe das orelhas. É importante que antes o praticante tenha aprendido a posicionar os ombros da maneira correta. Veja como aqui.
Use o acionamento da Base Pilates para ajudar na estabilização da bacia e membros inferiores.
Cresça as pernas para longe para subir mantendo o alongamento axial para não achatar a coluna durante a extensão.
Ao dobrar os joelhos não deixe as pernas caírem, mantenha a extensão dos quadris. Pense em levar calcanhares para cima, para trás e, somente depois, para baixo.
Durante o exercício o tronco deve ficar baixo e estável enquanto as pernas se movem para cima e para o chão.
Os Gafanhotos muitas vezes são considerados uma praga para as plantações. Já no Pilates eles são uma peste do bem que acabam com a preguiça dos extensores de coluna, glúteos e isquiotibiais. Por isso, deixe os pesticidas e o mimimi de lado e corre para o Barril.
Veja mais: