Coordination no Reformer
O Coordination é um clássico da série intermediária de Pilates. Assim como o Hundred fortalece o Power House e trabalha isometria de abdômen, estabilidade da lombar e bacia, respiração e, como o nome diz, coordenação.
Posição Inicial: Deitado no Reformer com quadris e joelhos a 90 graus e pés fora do apoio (table top) em Base Pilates. Mãos segurando as alças.
Movimento: Enrolar a parte superior do tronco retirando a cabeça do apoio. Sustentando essa posição esticar pernas e braços ao mesmo tempo. Manter a posição do braço e abrir e fechar perna, voltar a dobrar a perna para depois dobrar os braços. Sem descer a cabeça fazer algumas repetições para só então relaxar.
Pontos Importantes:
É muito fácil o aluno relaxar na posição quando faz isometria, por isso é importante explicar que ele deve pensar em aumentar a contração a todo tempo. Pode-se usar a respiração para isso, como por exemplo com comandos verbais: a cada expiração coloque a barriga mais para dentro, acione mais a Base Pilates, leve os braços e pernas mais para longe…
Quando os joelhos estendem à frente é comum a lombar entrar em extensão e a bacia em anteversão, para evitar deve-se acionar mais o Power House e a Base Pilates.
Com os braços esticados pense que as “asas” querem sair nas mãos e que as mãos querem alcançar a Barra de Pés, facilitando o posicionamento dos ombros longe das orelhas e sem compressão na articulação. Ao dobrar os cotovelos pense que os mesmos querem chegar na Barra de Pés.
Ao inspirar pense em alargar as costelas para os lados e para trás, isto ajuda na estabilidade lombar.
Dizem por aí que Pilates era tão fã de sorvete que desenvolveu o Coordination para ajudar na coordenação das pessoas para que elas parassem de desperdiçar os sorvetes nas testas. Para salvar o seu sorvete também pratique. :))))
Veja mais: