Push Down
O Push Down é um clássico básico de Joe que tem o objetivo de fortalecer o Power House, trabalhar a Curva C e ganhar espaço entre vértebras.
Posição Inicial: Em pé de frente para a Cadeira a um pé de distância dela. Pés em Base Pilates (calcanhares unidos e pontas ligeiramente afastadas em uma pequena rotação externa). Braços estendidos para o alto um pouco à frente da linha das orelhas.
Movimento: Leve o queixo ao peito e enrole a coluna para baixo enquanto as mãos alcançam o pedal. Contraia o abdômen para dentro e empurre o pedal para baixo mantendo a bacia alinhada com os calcanhares. Sem dobrar os cotovelos e resistindo a tensão das molas leve o pedal para cima. Volte a descer e a subir o pedal por mais duas vezes, na última repetição, uma vez que o pedal esteja todo em cima, solte-o desenrolando a coluna para cima até a posição inicial.
Pontos importantes:
Antes de começar o movimento, conecte seus calcanhares acionando a Base Pilates. Mire o cóccix para eles e alinhe a coluna.
Todos os movimentos devem ser feitos através do Power House e não com a força dos braços.
Não deixe a bacia ficar atrás dos calcanhares, mantenha-a sobre eles.
Ao subir o pedal não deixe-o levar o corpo para cima, suba o pedal mantendo a intenção de resistir a tensão das molas e ao descê-lo cave ainda mais o abdômen e imagine uma resistência maior das molas.
A coluna deve sempre estar redonda.
Na última repetição mantenha o tronco enrolado embaixo e dobre os cotovelos levando o pedal para cima e volte a empurrá-lo. Faça três repetições e desenrole a coluna até a posição inicial como mostra o vídeo abaixo. Este último movimento deve ser adicionado após o aluno ter controle do primeiro.
Alguns clássicos podem parecer bobinhos. Quando isto acontece é hora de colocar o aluno para trabalhar pelo Power House e não pelas extremidades, desta forma a mágica acontece gerando deslumbramento, paixão pelo método e um pouco de tremor é bem verdade, mas paixão que não não causa tremor não é paixão, né? ;)
Veja mais: