Agachamento com a Barra Torre e Overball
Os acessórios podem ser um recurso para que o aluno perceba certas contrações e posicionamentos. Neste exercício usamos a Overball para conscientizar a importância e diferença que faz conectar os músculos da Base Pilates para estabilizar a bacia, localizar a força nos músculos alvo e reeducar o movimento de sentar com qualidade.
Posição Inicial: Em pé fora do Cadillac de frente e próximo à Barra Torre com as mãos segurando nela. Cotovelos flexionados. Overball entre os tornozelos.
Movimento: Apertar a Overball como se estivesse fazendo uma rotação externa, acionando a Base Pilates. Fazer meia ponta e sustentar os calcanhares no alto para flexionar os joelhos ao mesmo tempo que os cotovelos estendem para manter a Coluna Neutra durante o agachamento. Estender os joelhos e voltar à posição inicial descendo os calcanhares.
Pontos Importantes:
Pensar em apertar a bola com os calcanhares para manter o acionamento da Base Pilates. Algumas pessoas sentem somente a contração do quadríceps durante os agachamentos, o fato de apertarem a overball na intenção da rotação externa faz com que os glúteos acordem.
Pense que tem um livro pesado na cabeça dando ideia de resistência aos movimentos de subida e descida, tanto para os tornozelos quanto joelhos. Imagine que vai levantar um peso maior que o seu na subida e resistir durante a descida.
O braços não ajudam na subida, mas sim no equilíbrio e no posicionamento da coluna.
Pense em subir não com a panturrilha mas com o Centro do Corpo como se o assoalho pélvico e o umbigo fossem sair no topo da cabeça, garantindo assim o alongamento axial.
- Ao flexionar os joelhos tome cuidado para que ele não passe da linha dos pés. Faça o movimento levando a bacia para trás como se fosse sentar em um banco.
Você que pensa que para despertar é necessário um despertador, fique sabendo para acordar glúteos e adutores o ideal mesmo é usar a bolinha fofa, mas do mal que apesar de não fazer barulho, acorda geral. ;)
Veja mais: